As 10 Linguagens de Programação Mais Usadas em 2024: Aprimore suas Habilidades em Desenvolvimento Web

As linguagens mais antigas, foram criadas para codificar a comunicação humana, tais como o código Morse e a Pianola. De acordo com estudos e análises sobre o assunto, existem mais de 8000 linguagens de programação disponíveis para desenvolvimento. Destas, apenas uma pequena porcentagem é realmente utilizada, dentre as quais, citamos as principais neste artigo.

  • Portanto, ao conhecê-las, você se torna um profissional mais versátil, capaz de adaptar as suas habilidades a diferentes demandas do seu mercado de atuação.
  • Considerada uma linguagem de programação de alto nível, interpretada, multiparadigma e de fácil leitura.
  • Diferente de comentários, a cadeias de caracteres usadas como documentação são objetos Python e fazem parte do código interpretado.

Fatores a considerar ao escolher uma linguagem de programação

  • Fique atento, pois o profissional do futuro deve saber ao menos uma delas.
  • A Rust Foundation, uma organização independente, agora gerencia a base de código-fonte aberto.
  • Em essência, são conjuntos de regras que traduzem nossas instruções em uma linguagem que as máquinas compreendem.
  • Linguagens de programação são ferramentas importantes para que programadores e engenheiros de software possam escrever programas mais organizados e com maior rapidez.
  • Apesar de várias partes da linguagem possuírem padrões e especificações formais, a linguagem, como um todo, não é formalmente especificada.
  • Por ser multiparadigma, é possível escrever partes do software escritas em Ruby em outras linguagens de programação.

Para entender melhor esse ecossistema, é essencial conhecer suas categorias e características distintas. Sem dúvida alguma, estar por dentro das principais linguagens de programação é um grande diferencial. Na verdade, mais do que isso, trata-se de uma habilidade indispensável para quem busca se destacar nesse campo do desenvolvimento de softwares, que é tão competitivo. O JavaScript é uma excelente opção para começar a programar e praticar lógica de programação.

Por que existem vários tipos de linguagem de programação?

Quando falamos em websites, PHP é certamente uma das linguagens mais pedidas. São os melhores exemplos que se encontram no mercado hoje de suas aplicações. Por ter o código aberto, muitos profissionais já contribuíram para aprimorá-lo. De acordo com uma pesquisa da Stack Overflow, JavaScript é a linguagem de programação mais usada pelos programadores da amostra, passando dos 69%.

Palavras reservadas[editar editar código-fonte]

Para Resnick, “programar estimula você a praticar sua criatividade e a desenvolver novas formas de se expressar”. Algumas têm especificidades a levar em conta, como o Python, que é muito popular entre os cientistas de dados graças à sua vasta gama de bibliotecas, particularmente adequadas para cálculos matemáticos e análise de dados. Ao promover a cooperação entre desenvolvedores (dev) e gerentes de produção de TI (ops), o DevOps visa uma experiência digital mais eficiente para usuários de aplicativos, sejam curso de cientista de dados eles funcionários ou clientes. Nos últimos anos, as equipes de desenvolvimento e operações melhoraram significativamente a maneira como trabalham. Electron dá acesso ao sistema de arquivos, a todas as APIs da web do Chromium, bem como àquelas do sistema operacional (tome cuidado se seu aplicativo for baseado nas APIs de um sistema específico, ele não funcionará nos outros). O programador tem controle total sobre o gerenciamento de memória, mas essa característica também pode ser um ativo e um passivo.

Porém, existirão situações em que somente o famoso “colocar a mão na massa” será efetivo para a compreensão do tema. Em uma equipe focada em tecnologia, todos devem estar na mesma página, a par do que os colegas estão trabalhando para resolver qualquer problema que surja no produto final. É por isso que as metodologias ágeis sugerem reuniões diárias e semanais para conferir o andamento das tarefas. Até aqui, você já deve até imaginar que o desenvolvedor fullstack é um profissional completo, que desempenha bem tanto o frontend quanto o backend, certo? Pois bem, ele é bastante valorizado pelo mercado de trabalho, já que conhece a fundo as tecnologias e sua arquitetura. Quando se fala em programação, você pode seguir alguns caminhos de especialidade, como os que você vai conhecer a seguir.

linguagens de programação

Ambas apresentam algumas diferenças quanto à forma de escrita das palavras-chave reservadas para as instruções serem oferecidas ao computador. É importante ter proximidade com a comunidade, já que a partir das colaborações com as linguagens, serão encontradas mais informações, códigos e ajuda em páginas da web. Para https://misturebas.com.br/2024/04/29/conheca-poder-inteligencia-artificial/ saber mais sobre rankings do StackOverflow, você pode conferir no site da Developer Survey 2022. Desenvolvida na década de 90, R é uma linguagem de programação destinada à computação estatística. O nome da linguagem vem das iniciais de seus criadores, os estatísticos neozelandeses Ross Ihaka e Robert Gentleman.

Qual o código do Bank of America?